Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Entenda definitivamente as etapas do processo de negociação

O processo de negociação exige disciplina por parte dos vendedores. É preciso se planejar para a execução e sempre avaliar os resultados.

Entenda definitivamente as etapas do processo de negociação

 

Mesmo que o profissional de vendas tenha boa desenvoltura, ele deve se aperfeiçoar para apresentar bons resultados com frequência. Vencer o cliente pelo cansaço pode até dar certo para algumas pessoas, mas essa é uma estratégia arriscada. O ideal é compreender as etapas do processo de negociação.

A quantidade de estágios e seus nomes podem variar de acordo com o material que você encontrar. O importante é seguir uma lógica que envolva o planejamento das ações, a execução e a avaliação da negociação comercial realizada. Afinal, apresentar o produto qualquer pessoa consegue. Porém, nem todos chegam até o fechamento do acordo.

Quer conhecer as etapas do processo de negociação para conquistar mais clientes? Continue lendo e descubra!

Preparação

Antes de abordar o consumidor ou empresa, é essencial coletar informações. Dessa forma, você consegue conduzir a conversa para o caminho certo e apresentar as melhores soluções. Considere também todas as variáveis da negociação para não ser surpreendido.

Quando o cliente é uma empresa, o processo de investigação é relativamente mais simples. Na maioria dos casos, basta acessar o site institucional e as redes sociais. Porém, se o seu negócio é B2C, ou seja, destinado ao consumidor final, a melhor opção é investir em uma estratégia de funil de vendas.

Abordagem

Chega então o momento de entrar em contato com o possível cliente. Nessas horas, é preciso ter calma e não fazer uma oferta logo de cara. Mesmo que você tenha muitas informações em mãos, é fundamental entender, de fato, a necessidade da pessoa. Por isso, ouça com atenção e faça as perguntas certas.

Apresentação

Agora que você compreendeu as principais necessidades do cliente, já é possível apresentar a solução ideal. Para isso, você deve enumerar os benefícios do produto ou serviço, e explicar como ele pode ser útil. Muitas vezes, ocorre de a proposta pensada inicialmente ser realmente a melhor opção. Nesse caso, você estará mais seguro para apresentá-la de maneira objetiva.

Esclarecimento

Depois de o outro lado ouvir a sua proposta, ele dará um parecer. É comum que haja muitos questionamentos. Sendo assim, é necessário tirar todas as dúvidas e rebater as objeções com dados concretos. Caso você não tenha confiança no produto ou demonstre falta de conhecimento, corre o risco de perder o cliente nesse estágio.

Finalização

Pois bem! Digamos que você conseguiu esclarecer as dúvidas e conquistou o interesse do consumidor. Agora é o momento de firmar um acordo. Logo, mais do que nunca, é preciso ter flexibilidade para negociar. Defina um limite de preço, prazo, condições e demais detalhes. Lembre-se de que o negócio tem que ser bom para todos os envolvidos.

Avaliação

Parabéns, você conseguiu fechar um acordo. Mas ainda não é hora de se acomodar. A avaliação é um passo crucial para a prosperidade do seu negócio. Portanto, veja se tudo foi realizado como o previsto, analise os pontos positivos e negativos da negociação e descubra o que precisa ser melhorado.

Seguindo todas as etapas do processo de negociação, suas chances de sucesso aumentam consideravelmente. Muitos quebram a cabeça para encontrar meios de aumentar a taxa de conversão, mas não dão atenção aos detalhes quando vão negociar. Por isso, é indicado ter disciplina e não contar apenas com o seu talento.

Quer melhorar ainda mais seus resultados? Então, confira nosso artigo sobre os principais indicadores de venda que você precisa acompanhar!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi