Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Soluções de atendimento digital para o Dia do Consumidor

No dia 15 de março, o comércio comemora o Dia Mundial do Consumidor, a data mais importante do 1º semestre do ano para as vendas.

Soluções de atendimento digital para o Dia do Consumidor

 

Datas como a Black Friday e o Dia das Mães sempre movimentam o comércio nacional. E, no Dia Mundial do Consumidor, não é diferente: todos os anos no dia 15 de março, acontece a data mais importante e rentável para as vendas no 1º semestre.

A pergunta do momento é a seguinte: seu e-commerce está preparado para oferecer uma boa experiência para os clientes no Dia do Consumidor? A seguir, vamos falar sobre como sua empresa pode se organizar para aproveitar o melhor desse momento fundamental para as vendas. Continue com a gente!

Estrutura e estoque

Os e-commerces devem começar a se preocupar com esta data muito antes do dia 15 de março, já que o aumento do volume de tráfego é um ponto que merece muita atenção. É bom lembrar que o alinhamento com a área de Tecnologia é crucial para repassar a importância do bom funcionamento do site no dia, para que não ocorra lentidão ou falhas de carregamento, por exemplo.

Outro ponto de extrema atenção é o estoque. Além dele precisar suportar a demanda do dia, também é fundamental mantê-lo atualizado para que não aconteçam atritos entre o cliente e a loja, afetando a experiência de compra dos usuários. O ideal é se aproximar dos fornecedores com antecedência para garantir um volume de estoque adequado à alta demanda do período.  

Descontos e prazos de entrega

Além de uma experiência positiva, os consumidores estão sempre em busca dos melhores preços. Por isso, é necessário fazer uma boa negociação com os fornecedores para que os descontos dos produtos sejam atrativos (e reais, nada de “dobrar” o preço e depois aplicar 50% de desconto).

Chamadas com frases como “seleção de produtos com até 70% de desconto” são formas eficientes de atrair a atenção.

Além do preço, os prazos de entrega praticados pela loja também são fatores essenciais para o sucesso do período. Afinal, não adianta oferecer uma experiência de compra bacana ao consumidor e jogar o valor do frete lá em cima ou o prazo para 1 mês após a compra, certo?

Tome cuidado com essa questão e garanta que os prazos de entrega sejam cumpridos pela transportadora. Caso sejam, mais um ponto positivo para o seu e-commerce!

Atendimento automatizado

Você já pensou nas estratégias que sua empresa vai desenvolver para agilizar o processo de atendimento aos consumidores? É que naturalmente, antes, durante e depois das compras, os consumidores estão ansiosos e querem tirar dúvidas.

A maioria destas dúvidas são simples (como o tamanho dos produtos, valor do frete, trocas, devoluções etc.). Aqui, entra o atendimento automatizado, como os chatbots, por exemplo, que podem reter um volume extenso de chamados desafogando a operação e repassando apenas casos mais complexos para a equipe de operadores.

Além disso, ferramentas como o chatbot ajudam a reduzir os custos do atendimento, considerando que este é um canal mais barato se for comparado aos meios tradicionais de atendimento (como telefone, por exemplo).

Como vimos nesse post, com alguns cuidados relacionados à infraestrutura, logística e automatização do atendimento, seu negócio estará muito mais preparado para uma das datas mais importantes do ano quando o assunto é venda.

Se interessou pelo assunto e quer saber mais detalhes sobre nossas ferramentas de atendimento automatizado? Para conhecer o chatbot, é só clicar aqui e fazer um teste. Se quiser entender sobre outras soluções, converse com um especialista da Hi clicando aqui.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi