Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como a transformação digital vai impactar o atendimento?

Hoje em dia, com o impacto da era digital, os clientes podem ficar muito mais conectados às marcas, estabelecendo contato pelas redes sociais e diversos canais de atendimento.

Como a transformação digital vai impactar o atendimento?

 

Cada vez mais conectados virtualmente às marcas e produtos, grande parte das pessoas passaram a fazer compras pela internet. Essa mudança impõe às empresas uma grande transformação digital no atendimento ao cliente.

As estratégias de Marketing passam a ter como foco produzir conteúdos relacionados à empresa ou produto vendido, buscando divulgação nas redes sociais e interação com os possíveis consumidores. No entanto, para lidar com todas as demandas que começam a surgir nos canais de atendimento, foram necessárias muitas adaptações, como os chatbots.

Já pensou em ser atendido em um site por um robô? Já teve contato com algum chat online, com um atendente virtual que respondia suas perguntas e mostrava algumas soluções para seu problema? Com a transformação digital, a automatização de processos ligados ao atendimento ao cliente se tornou viável, prática e de qualidade.

Quer saber mais sobre tecnologia e os seus principais impactos no atendimento ao cliente? Continue a leitura!

Quais são os efeitos da transformação digital no atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente — assim como as estratégias de Marketing das empresas — tem migrado para o âmbito digital. Na busca por promover uma rápida resposta ao cliente e diante de várias ofertas de canais de atendimento, nada mais interessante do que investir na automatização de alguns processos.

Atendimento ao cliente, soluções de problemas, compras online e outros serviços já são oferecidos de forma digital e automatizada por algumas empresas. E você, quer se preparar para as novidades da transformação digital?

Então é hora de mudar, para melhor, a qualidade do seu atendimento ao cliente. Acompanhe algumas alternativas a seguir!

Como melhorar a qualidade do atendimento ao cliente?

1. Busque um serviço multicanal eficiente

Seu cliente já é multicanal — tem redes sociais e formas variadas de se conectar e buscar informações — de modo que você também precisa se preocupar em estar disponível para ele em todos esses canais.

Além disso, para que o atendimento ao cliente — na loja física, via e-mail, no WhatsApp, em aplicativos ou redes sociais — se mantenha dentro dos padrões de qualidade da sua empresa, é preciso tomar cuidado e investir em um serviço multicanal de qualidade, concorda?

Fazendo isso você pode diminuir os custos do atendimento ao cliente, principalmente se optar por um serviço automatizado. Além dessas vantagens, é possível estabelecer um contato mais pessoal, oferecer comodidade, praticidade e rapidez aos seus clientes.

2. Invista em atendimento personalizado ao cliente

Um atendimento personalizado é aquele que se alinha às necessidades dos consumidores. Para que isso ocorra você precisa antecipar algumas informações necessárias ao atendimento, não demandar informações em excesso ou de forma repetitiva, oferecendo simplicidade e rapidez.

3. Implemente um sistema de reconhecimento de voz

A tecnologia de reconhecimento de voz possibilita que o cliente solicite informações ou tire dúvidas com um simples comando de voz. Ela pode ser implementada nos serviços de SAC ou em atendimentos por aplicativos, por exemplo.

4. Ofereça suporte por meio de videochat

O videochat pode ser introduzido na sua empresa com o objetivo de oferecer instruções online aos clientes. Além disso, você também pode estabelecer quais são os principais interesses e dúvidas dos seus clientes e produzir vídeos explicativos.

5. Utilize a tecnologia dos chatbots

Os chatbots são canais de atendimento em que é possível programar e automatizar as conversas, resolver problemas simples de forma rápida e encaminhar atendimentos para alguns setores mais complexos. O interessante é que os chatbots utilizam um diálogo estabelecido previamente, simulando uma conversa humana em um chat.

Essa ferramenta é muito utilizada para vendas, coleta de dados, processos repetitivos, burocráticos e respostas às dúvidas mais frequentes. A interação ocorre de acordo com a programação estabelecida.

Cada uma dessas ferramentas citadas deve ser utilizada conforme o perfil do seu cliente e do serviço oferecido pela sua empresa.

Gostou do nosso texto sobre as influências da transformação digital no atendimento ao cliente? Então, confira mais um de nossos posts — Como transformar clientes detratores em defensores da marca? — e continue aprendendo!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi