Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Aprenda como desenvolver a sua capacidade analítica

A capacidade analítica nada mais é do que uma forma de pensar com o intuito de explicar situações e fatos por meio de sua decomposição em partes mais simples e de fácil explicação.

Aprenda como desenvolver a sua capacidade analítica

 

Saber interpretar dados é um atributo essencial para qualquer profissional, independentemente de sua área de atuação. Para isso, é preciso desenvolver sua capacidade analítica constantemente, como se fosse um treino em uma academia. Afinal, ninguém se torna especialista da noite para o dia.

Sabendo que a correria dos tempos modernos praticamente impossibilitou as pessoas de trabalharem o raciocínio analítico de forma constante, nada melhor do que novas atitudes que melhorem a sua vida pessoal e profissional.

Como a maioria dos seres humanos está com pouco tempo disponível para parar e pensar sobre diversas questões, a consequência é um impacto negativo na elaboração de estratégias, fazendo com que haja pouca criatividade.

Apesar de parecer algo impossível de ser revertido, saiba que não é bem assim. Neste post, abordaremos o conceito de capacidade analítica e como você pode trabalhar ele em seu cotidiano. Acompanhe conosco!

O que é a capacidade analítica?

Imaginemos que, nas rotinas de gestão de uma determinada empresa, foi identificado um baixo volume de vendas. Qual seria a razão disso?

Divisão do problema em partes menores e fáceis de analisar

O primeiro passo é quebrar o problema em partes e verificar quais as possíveis causas dessa situação. As vendas estão baixas em todas as regiões de atuação da corporação? Ao responder a essa questão, você descobre que houve queda somente na região Sul.

Bingo! Já começamos a compreender a situação de maneira mais simples. De um certo modo, a segmentar as atitudes para reverter o quadro apresentado.

Para continuar a análise, é preciso dividir o problema novamente: quais produtos estão com as vendas reduzidas nessa região? Quais vendedores apresentam um resultado abaixo do esperado? Vamos supor que todos os produtos tenham uma boa aceitação nessa região. Contudo, apenas alguns vendedores estão com uma produtividade muito baixa.

Nesse caso, é preciso acompanhar os processos realizados por eles e verificar ainda a aceitação desses produtos em suas praças. Esse exemplo é uma boa representação de como funciona o processo analítico. Quando nos deparamos com um grande problema, é necessário reduzi-lo em pequenas partes até chegar à sua raiz, para, então, pensar em uma solução.

Análise de uma situação por vários ângulos

Como você pode ver, a capacidade analítica é conseguir analisar por diversos ângulos uma mesma situação, fazendo várias interpretações que resultem em um passo a passo para o problema, ou seja, as chances de resolvê-lo aumentam consideravelmente, melhorando a produtividade.

A situação é dividida em partes, aplicando a lógica em cada uma delas. Assim, ao contrário da capacidade crítica, a analítica visualiza o fato em pequenos blocos individuais, concentrando-se nos detalhes.

Qual o perfil de um profissional analítico?

A capacidade analítica é cada vez mais valorizada pelas empresas. Não por acaso, temos uma infinidade de informações e dados disponíveis para consulta. Por outro lado, faltam pessoas capazes de analisá-los, desenvolver modelos analíticos e orientar decisões de forma certeira.

Para você se destacar no mercado de trabalho, então, nada melhor do que o investimento em práticas que vão conduzir a esse diferencial. Aliás, trata-se de uma capacidade muito presente nos comportamentos das lideranças, ou seja, quem a desenvolve, certamente, vai alçar voos bem amplos.

De qualquer forma, são necessárias inúmeras ações, inclusive, algumas que não estão nos bancos escolares e muito menos nas universidades. A capacidade analítica é fruto do olhar geográfico, das experiências, dos questionamentos, da vontade de encontrar alternativas para um problema, enfim, é preciso colocar a criatividade para funcionar.

Ficou interessado? Conheça agora algumas características de um profissional analítico.

Agilidade no aprendizado

Uma das principais características de um profissional analítico é, sem dúvidas, a sua grande capacidade de aprendizado. O mundo está em constante mudança e compreendê-lo sob novas perspectivas é fundamental.

O aprendizado rápido torna essa pessoa altamente flexível e resiliente, fazendo com que seja capaz de se adaptar com extrema velocidade a novos cenários. Assim, esse profissional consegue analisar os problemas com muita rapidez, encontrando alternativas em cenários imprevisíveis.

Além disso, a agilidade faz parte da rotina do atual mundo competitivo em que estamos inseridos. Mas você pode se questionar: “Como aprender rapidamente?”. A dica é se empenhar e fazer mais do que os outros. Tenha motivação e acredite, mantendo o foco sempre em primeiro lugar.

Facilidade para lidar com grandes volumes de dados

Como dissemos, a cada dia, surge uma infinidade de informações e dados, estruturados ou não. Ter uma capacidade analítica bem desenvolvida é fundamental para compreendê-los e extrair as melhores soluções em diversos cenários.

Muito além de saber interpretar esses dados, um profissional analítico é capaz de extraí-los e cruzá-los de maneira correta para, no fim, poder analisar tudo e traçar uma estratégia que seja favorável aos ideais da empresa.

Com isso, as informações serão mais precisas e com qualidade, contribuindo com as tomadas de decisões, aspecto importantíssimo para evitar perdas financeiras ou retrabalhos dentro do ambiente corporativo.

Replicação do raciocínio

A replicação de raciocínio nada mais é do que a capacidade de aplicar decisões tomadas anteriormente e que tiveram bons resultados em uma situação semelhante, fazendo os ajustes necessários.

Para se concluir que é uma situação similar, é preciso analisar um determinado fato e verificar quais são as variáveis presentes nele. Toda vez que algo se replica, é necessário observar que, apesar de semelhantes, são situações bem diferentes.

Por isso, o profissional com capacidade analítica consegue raciocinar melhor e localizar detalhes que farão toda a diferença no resultado final, ou seja, as soluções são apresentadas de uma forma mais rápida e eficaz.

Clareza na comunicação

Outra grande característica de um profissional analítico é a comunicação de forma clara com os clientes, sem rodeios e indo diretamente ao assunto. Isso é um reflexo de sua capacidade analítica, em que só os dados importam.

Assim, a transmissão das informações de maneira direta contribui com o melhor entendimento da mensagem e as possibilidades de erros caem drasticamente. Inclusive, novos paradigmas são apresentados como alternativas para um problema, fazendo com que a mensagem seja mais bem compreendida e respeitada, algo fundamental na tarefa de satisfazer o novo consumidor

Dessa maneira, as tomadas de decisões melhoram consideravelmente, pois a organização consegue realizar um planejamento mais estruturado, especialmente, por conta dos detalhes especificados pelo profissional com a capacidade analítica.

Mais efetividade

Observando com mais profundidade as diversas situações, quem tem a capacidade analítica faz um bom estudo antes de levar adiante qualquer decisão. Com isso, o índice de efetividade aumenta amplamente, pois os fatores de risco serão colocados na mesa tanto quanto os favoráveis ou possíveis interferências do mercado.

Diante de algo que precise de novas atitudes, como nos exemplos de vendas apresentados neste post, serão necessários questionamentos e análises que fujam do senso comum. A partir daí, somente quem tem capacidade analítica poderá encontrar alternativas viáveis e que possam ser aplicadas em um curto período de tempo.

Acertando nas decisões, os impactos negativos certamente serão combatidos, contribuindo com a saúde financeira da empresa e até mesmo gerando novas oportunidades de negócios.

Como desenvolver a capacidade analítica?

Assim como para o desenvolvimento de qualquer outra habilidade, a capacidade analítica necessita de muito esforço, disciplina, motivação e, principalmente, novas atitudes com foco na criação de um hábito.

Leia bastante

O primeiro passo é ler bastante. Enriquecendo o vocabulário, o profissional poderá ter uma compreensão mais ampla sobre a sociedade e seu funcionamento. Não se esqueça de incluir em sua leitura diversos artigos específicos de sua área.

Estude temas variados

Outro ponto é aprender a fazer uma pesquisa de qualquer natureza. Ao estudar sobre diversos assuntos, você começará a entender a mecânica da organização do pensamento analítico, em que se tem um determinado problema e é preciso resolvê-lo.

Busque o aprimoramento

A vivência é extremamente importante. Cursos extracurriculares, trabalhos voluntários, intercâmbios, sem falar na amplitude cultural contribuem com a formação da capacidade analítica. Busque conversar com pessoas inteligentes e de diferentes pontos de vista. Aprenda a ouvir e vá atrás das respostas que ficarem obscuras.

Questione-se

Tenha em mente que é necessário sair do senso comum e começar a questionar a razão de as coisas serem de um jeito e não de outro. O questionamento é a base do desenvolvimento humano e a única forma possível de buscar alternativas para uma determinada situação ou problema.

Não espere um momento de crise para desenvolver a sua habilidade analítica. Questione-se sobre como está o seu desempenho, se suas afirmações são válidas, se o seu posicionamento é o correto, quais são as tendências do seu mercado e o que pode fazer de diferente para melhorar.

Siga estes passos básicos

Para analisar uma determinada ação no desenvolvimento de seu pensamento analítico, você pode seguir quatro passos básicos:

  • defina: determine um problema ou uma situação que precisa de resolução, ou seja, o objetivo da sua análise;
  • decomponha: se um problema for muito grande, divida-o em situações menores para facilitar a sua compreensão;
  • avalie: comece a questionar as circunstâncias que levaram ao problema e identifique as possíveis variáveis que influenciaram esse resultado;
  • decida: após coletar todos os dados e avaliar suas nuances, você será capaz de tomar uma decisão e indicar o melhor caminho para a solução.

A verdade é que as empresas estão buscando cada vez mais profissionais com capacidade analítica capazes de compreender e compilar todas as informações de um negócio, a fim de alcançar os melhores resultados.

Seguindo as nossas dicas, você vai construir um diferencial em seu meio de atuação, fazendo com que os demais talentos trabalhem em conjunto em prol do sucesso profissional e pessoal.

Viu como a capacidade analítica não é um bicho de sete cabeças? Diante da dica de sempre investir no aprendizado, baixe agora o nosso e-book sobre 5 maneiras de reduzir custos e gerar resultados com o atendimento online e seja o diferencial em sua empresa!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi