Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Conheça 5 formas de extrair mais informações do Google Analytics

Use os recursos do Google Analytics para entender melhor o seu cliente, seu negócio e aproveite as oportunidades para se destacar e acompanhar a concorrência!

Conheça 5 formas de extrair mais informações do Google Analytics

 

O Google Analytics é uma ferramenta de web analytics — análise de internet — que coleta, mede e analisa os dados online — e se tornou um forte aliado para potencializar as campanhas em ambientes digitais.

Se você usar as métricas para se destacar e acompanhar a concorrência e o mercado, precisa ter foco e entender realmente o que será mensurado. Do contrário, pode reunir muitos dados e ainda se perder em meio a tantas informações.

Confira, a seguir, as 5 maneiras de encontrar os dados estratégicos para o seu negócio com o Google Analytics.

1. Alcançar um objetivo

O Google Analytics permite que você defina metas (goals) relativos a alguma ação que deseja que o usuário realize no seu site. Então, basta estabelecer quais são seus objetivos e conferir o sucesso. Existem 6 metas diferentes:

  • destino: avisa quando determinada página é carregada, como a página de agradecimento que costuma vir após as landing pages — página de redirecionamento;
  • duração: tempo de permanência do usuário no site;
  • páginas/telas por sessão: quantidade de visualizações de páginas ou telas;
  • evento: uma ação pontual que você definir como importante. Pode ser a visualização de um vídeo ou o clique em um determinado botão, por exemplo;
  • metas inteligentes: o Google Analytics acompanha cada visita no site e apresenta quais foram as melhores, assim você tem insights do que está funcionando melhor.

2. Usar testes A/B

Quantas vezes você não cria uma campanha, mas a equipe não consegue se decidir sobre qual título ficou mais chamativo para a sua persona? Isso também acontece com a cor, o tamanho do botão, a imagem de fundo, além de outros elementos de layout e texto.

Para encontrar uma versão melhor que a original você precisará definir qual objetivo (ou ação) o usuário precisa realizar e qual a porcentagem do tráfego será direcionada para o teste.

3. Montar um dashboard (painel) personalizado no Google Analytics

Normalmente são muitos KPIs — indicadores-chave de performance — que precisam ser acompanhados para entender o que está funcionando e quais ações precisam ser melhoradas ou replicadas, devido ao sucesso do objeto postado.

No Google Analytics você pode personalizar um dashboard e acessar em uma tela os dados mais relevantes que você precisa dentro da análise em questão.

4. Medir o ROI de estratégias e eventos

Ações específicas como os eventos ou mesmo campanhas inteiras são desenvolvidas com a finalidade de melhorar o desempenho da empresa. Por isso, o ROI — Retorno sobre Investimento — é uma métrica muito importante. Só que o normal é querer saber não só a margem de lucro, como também qual das ações teve mais sucesso.

Usando as métricas disponíveis você consegue provar o valor do Marketing na sua empresa.

5. Descobrir o comportamento do usuário

O Google Analytics permite que você observe o fluxo de navegação dos seus usuários e faça um mapeamento para entender detalhes do seu público-alvo. Use a opção de segmentos avançados e descubra o que retém, engaja e converte seus leads — potenciais clientes.

Além dessas 5 principais formas que ajudam a entender os resultados, você pode encontrar muitos outros recursos para potencializar as funções do seu Google Analytics. Tenha atenção para determinar a frequência que será feita a análise e para documentar seus resultados.

Se você gostou deste texto e quer aperfeiçoar ainda mais suas ações de Marketing, leia nosso artigo que fala sobre como realizar um planejamento estratégico. Assim, você garante o sucesso das suas campanhas!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi