Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Relatório de atendimento ao cliente: como analisar a qualidade

Saiba como o relatório de atendimento ao cliente pode ajudar a fazer uma boa análise do seu negócio.

Relatório de atendimento ao cliente: como analisar a qualidade

 

O relatório de atendimento ao cliente é uma ferramenta que permite mensurar se o seu suporte ao consumidor tem sido bem-sucedido. Isso indica, antes de tudo, a importância de realizar um atendimento estratégico que alie os interesses e os objetivos do seu negócio.

Assim, se você quer saber quais são as suas metas alcançáveis e mensuráveis, não se esqueça de fazer um relatório de atendimento ao cliente para analisar as características do atendimento oferecido pela sua empresa. Quer saber mais sobre como fazer isso? Continue a leitura!

Por que o relatório de atendimento ao cliente é indispensável?

O atendimento ao cliente é um dos fatores fundamentais para a percepção que o seu consumidor tem da sua empresa, não é mesmo? Ainda mais hoje, com a influência das mídias e das redes sociais e, sobretudo, com a possibilidade de interagir com as páginas das marcas que oferecem e fazem propaganda de produtos.

Dessa forma, se o consumidor fica insatisfeito no atendimento, ele não só vai deixar de consumir seu produto, como também pode espalhar, rapidamente, o quanto a experiência dele foi ruim. Por outro lado, quando a experiência do consumidor é boa, ele pode, além de se tornar um cliente fiel à sua marca, divulgar o quanto seu produto e o atendimento de sua empresa são bons.

Para chegar a esse resultado, é importante pensar em um atendimento estratégico. Daí vem a necessidade de aliar os dados que um relatório de atendimento ao cliente poderá oferecer.

A análise do relatório vai revelar informações a respeito da qualidade e da adequação do serviço prestado pela sua empresa. Vamos entender como fazer isso? Acompanhe nossas dicas a seguir!

Como avaliar a qualidade do atendimento?

Estabeleça uma periodicidade de análise

Qualquer análise de dados só funciona quando existe uma periodicidade de contato do analista com os dados coletados. Ou seja, é necessário que haja um monitoramento constante.

O usual é que um analista fique em contato com os dados constantemente e repasse-os ao coordenador e à diretoria semanalmente. Manter esse contato poderá indicar se você ainda está muito distante ou não de suas metas e o quanto ainda deve investir para conseguir alcançá-las.

Analise indicadores que estejam alinhados aos objetivos da empresa

Para fazer a análise do relatório de atendimento ao cliente, é necessário pensar qual é o objetivo da sua empresa, onde você quer chegar, como você quer ser visto pelo mercado e qual a razão do serviço oferecido por você. Mesmo que essas questões pareçam amplas e distantes em um primeiro momento, elas são de suma importância para trabalhar no desenvolvimento de um atendimento estratégico.

Além de capacitar e treinar toda a equipe, é necessário ficar atento ao produto final. Sabemos o quanto é importante não deixar o cliente esperando, muito tempo, por um retorno, uma resposta ou a solução de um problema.

Outro aspecto importante é pedir ao cliente feedbacks sobre a opinião dele a respeito do atendimento. E, além disso, o mais essencial é saber se o problema do consumidor foi ou não resolvido.

Para continuar atento a esses indicadores de forma sistemática, analise alguns fatores, como: o tempo de atendimento, a satisfação do cliente com o suporte e se a interação solucionou o problema.

Escolha um software para gerar e analisar dados

Depois de pensar quais dados serão considerados para criar um relatório de atendimento ao cliente, é necessário um software para gerar e analisar os dados da sua empresa.

Dessa forma, será possível estar atento aos resultados dos indicadores considerados na avaliação da qualidade do serviço oferecido pelo seu time de atendimento. A partir daí, basta focar em aspectos que devem ser melhorados e os que devem ser mantidos.

Conseguiu compreender a importância do relatório de atendimento ao cliente? Então, fique conosco e leia o nosso e-book para aprender como melhorar, ainda mais, o atendimento ao cliente na sua empresa!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi