Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Passo a passo: como implementar a cultura de transformação digital no seu atendimento?

Você já ouviu falar em transformação digital? Saiba o que significa esse conceito e descubra como introduzir essa nova cultura em sua empresa.

Passo a passo: como implementar a cultura de transformação digital no seu atendimento?

 

O uso da tecnologia com o objetivo de melhorar a performance da empresa e conquistar melhores resultados faz parte da cultura de transformação digital, um conceito que vem despertando o interesse de empreendedores de vários segmentos de atuação.

Mas você sabe exatamente o que esse termo quer dizer? A cultura de transformação digital significa muito mais do que usar a tecnologia para resolver algumas ações e atividades isoladas da empresa. A transformação, de fato, acontece quando a tecnologia passa a responder por todas as estratégias empresariais.

Para que isso aconteça, é necessário que todos os colaboradores estejam alinhados com a mudança de estratégia e preparados para absorver as novas ideias. Quer entender melhor esse conceito e saber como introduzir uma cultura de transformação digital em sua empresa? Continue a leitura de nosso artigo e descubra como isso vai impactar positivamente seus negócios!

Descubra o que é a cultura de transformação digital e como ela impacta as empresas

Até bem pouco tempo, poucas empresas contavam com presença digital ou utilizavam a tecnologia para simplificar e otimizar seus processos. No máximo, esses empreendimentos tinham uma página na internet ou em redes sociais.

Com a popularização da internet e o surgimento de novas tecnologias, essas corporações passaram a investir em novos procedimentos e ferramentas, como plataformas de e-commerce, softwares para relacionamento com clientes e automatização, entre outros. Com isso, ganharam produtividade e conquistaram um consumidor com perfil diferenciado, o chamado ominishopper.

Esse novo consumidor está sempre conectado e busca informações em diversos canais antes de decidir suas compras. Normalmente, só frequenta lojas físicas, que assumem o caráter de vitrine, apenas para manusear os itens, pois prefere fazer suas compras online, em plataformas de e-commerce, que proporcionam maior comodidade e agilidade.

Assim, as empresas que ainda não introduziram a cultura de transformação digital devem investir nas mudanças o quanto antes, pois além do risco de perderem seus clientes, que buscarão a conveniência proporcionada pelos novos processos na concorrência, também perderão produtividade.

A transformação digital é um processo disruptivo, que permite maior agilidade nas ações, facilidade no armazenamento e monitoramento de diversos dados essenciais à gestão, melhor interação com o consumidor e novas formas de atendimento ao cliente, melhorando tanto a experiência do comprador quanto os resultados da empresa.

Saiba como implementar a cultura de transformação digital

Você já percebeu que não dá para deixar seu negócio fora dessa transformação digital, mas ainda tem dúvidas sobre o que fazer para alcançar as mudanças necessárias? Confira um passo a passo para introduzir essa nova cultura em sua empresa e aplicar os conceitos de forma adequada.

Aceite as mudanças e suas transformações

É preciso entender que as relações de consumo estão evoluindo e que seus clientes buscam uma nova experiência de compra, mais simples, ágil e conveniente. Então, as mudanças são necessárias para que ele continue enxergando sua empresa ou sua marca como ideal para resolver os seus problemas.

Para que o cliente perceba as mudanças, vários processos internos também precisam evoluir junto com a transformação digital, incluindo novos formatos de atendimento ao cliente, melhor interface para simplificar a jornada de compras, uma plataforma responsiva que ajude o consumidor a compreender as características dos produtos, entre outros.

Melhore a comunicação interna

Toda a equipe precisa estar engajada com as mudanças, uma tarefa que nem sempre é simples. Enquanto algumas pessoas são favoráveis à transformação e apoiam as mudanças, outras podem oferecer resistências e não se adaptar.

É importante saber lidar com as preferências e motivações de cada um, além de comunicar as mudanças, suas razões e objetivos. Se isso não acontecer, o grande risco para a empresa é de ineficiência no processo de transformação e perda de produtividade.

Invista em automação

A automação permitirá a sua empresa maior produtividade e agilidade. Existem diversos serviços que podem ser automatizados. Um exemplo é o sistema de atendimento digital aos clientes, que pode ser feito por chatbots (robôs) especializados.

Embora possa parecer algo impessoal, a automatização do atendimento já é uma realidade em muitos segmentos. A resolução de problemas mais urgentes pode ser melhor direcionada com esse recurso, simplificando o atendimento. Além disso, os bots conseguem direcionar os clientes às páginas da empresa de maior interesse, de acordo com a análise de dados de perfil.

A automação também pode ser utilizada na área de Marketing, por meio da adoção de softwares e outras tecnologias capazes de identificar e segmentar as preferências do público. Veja mais sobre esse tipo de ferramenta em nosso site.

Fique de olho nas tendências

Também é importante observar o mercado e seus concorrentes, bem como analisar as tendências de consumo e preferências de seu cliente. Vale a pena se antecipar às necessidades dos consumidores e surpreendê-los com um sistema de atendimento ágil e eficaz.

Conheça a infraestrutura necessária

Essa é uma etapa importante para que a mudança aconteça de fato. É essencial conhecer toda a infraestrutura necessária para a transformação digital, definir parceiros confiáveis para fornecimento e decidir se o processo será feito internamente, pela equipe, ou por meio de outsourcing (expressão normalmente utilizada para definir a terceirização de uma atividade).

Qualquer que seja a decisão, é fundamental fazer uma análise de riscos, avaliar o investimento necessário e os resultados esperados. Mais uma vez, o gerenciamento e o monitoramento dos dados são primordiais para que os gestores entendam quais os melhores caminhos para o sucesso do negócio.

Nessa etapa, também é muito importante analisar de que maneira a transição está afetando o público interno (funcionários, que precisam acompanhar as mudanças e lidar com os novos processos) e externo (clientes, que podem ser ou não receptivos à transformação em andamento).

Durante a fase de transição, alguns problemas podem ser identificados, e precisam ser corrigidos para que as falhas não prejudiquem a experiência do consumidor, que é uma das principais prioridades da transformação digital. Claro que as mudanças precisam começar internamente, e vão muito além da simples satisfação do cliente.

O cliente, na verdade, é um termômetro que vai indicar se a empresa está caminhando no sentido certo para a introdução de uma cultura de transformação digital. Se os processos internos estiverem sendo corretamente executados e monitorados, certamente o consumidor terá uma melhor experiência com sua empresa.

Quer saber mais sobre transformação digital e como garantir o melhor atendimento para o novo consumidor? Entre em contato com a gente agora mesmo e conheça todas as inovações do mercado!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi