Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Saiba mais sobre a Omniera, o novo ciclo de evolução do varejo

Você já ouviu falar na Omniera? Conheça o novo ciclo do varejo que coloca a jornada do consumidor no centro das estratégias.

Saiba mais sobre a Omniera, o novo ciclo de evolução do varejo

 

Das lojas físicas e shopping centers até o chamado Omnichannel (multicanal), o varejo já passou por diversas transformações. Todas essas fases sempre colocavam a empresa, marca ou produto no centro das estratégias. Agora, começa a surgir um novo ciclo, denominado Omniera, que valoriza a experiência e comportamento do consumidor.

Nessa evolução do mercado varejista, as empresas passaram a utilizar dados de comportamento de seus clientes para proporcionar a melhor experiência de compra, em seus diversos canais de venda, sejam eles físicos ou online. Na Omniera, o cliente está no centro das estratégias e as empresas investem em meios para melhorar o atendimento.

Continue a leitura para saber mais sobre essa evolução do varejo!

Descubra o que é Omniera

A Omniera é uma evolução das fases anteriores do varejo, que baseia suas estratégias no comportamento do consumidor, procurando, com isso, proporcionar a melhor experiência de compra.

Para viabilizar essa estratégia, o varejo utiliza diversos meios para entender e monitorar as ações, preferências e características de seu público. Agora, já não basta saber qual sua idade, sexo e classe social. É preciso observar seu comportamento ao navegar na internet, saber que tipo de produto mais desperta sua atenção e quais são seus valores e hábitos.

O monitoramento desses dados permite que as empresas ofereçam melhores experiências de compra, em qualquer um dos seus canais de venda. Com a Omniera é possível personalizar o atendimento, direcionando o consumidor para aquilo que ele realmente considera importante. Essa estratégia contribui para melhorar os resultados do varejo, além de fidelizar o cliente.

Confira a diferença entre multicanal e Omniera

Os negócios de varejo já passaram por vários ciclos de evolução, sempre buscando resolver um problema do consumidor e, com isso, melhorar os resultados do negócio.

Inicialmente, as lojas físicas fortaleceram suas marcas, se transformando em redes ou, em alguns casos, franquias. Depois, os shopping centers surgiram para mudar a experiência de compra, colocando em um mesmo ambiente diversas lojas e opções de entretenimento e alimentação. Essa mudança foi essencial para que os consumidores passassem a encarar as compras não como uma necessidade, mas sim algo de lazer.

A necessidade de conveniência trouxe algumas evoluções, como as televendas, vendas por catálogo e e-commerces, entre outras. A popularização das lojas virtuais, ao lado de meios mais seguros de pagamento, foi um grande divisor de águas para os consumidores.

No meio digital, as pessoas passaram a pesquisar preços e características dos produtos com maior facilidade, além de compartilhar impressões e experiências de compra em suas redes sociais ou fóruns especializados.

De olho em todas essas mudanças, as empresas passaram a investir em diversos canais de compra, no intuito de atender a perfis diferentes de clientes. Além das lojas físicas, localizadas em shoppings centers ou em ruas de bairro, as marcas criaram unidades online, para atender ao consumidor digital. Essa prática resume o conceito de varejo multicanal, ou Omnichannel.

Na grande maioria dos casos, as políticas de atendimento (e até mesmo os preços e condições de pagamento) não são iguais nos diferentes canais de venda. Não é incomum que o cliente pesquise preços e produtos na internet e visite uma loja física apenas para manusear o item desejado.

Os pontos de venda físico acabaram se transformando em locais de exposição, já que a compra pela internet é mais conveniente e os preços, normalmente, são melhores. O cliente pode, inclusive, comprar online e ir à loja mais próxima para retirar sua mercadoria, acabando com o inconveniente de eventuais atrasos na entrega.

Essa é uma das principais razões das lojas e marcas passarem a unificar suas estratégias de atendimento, focando nas necessidades e no comportamento do consumidor. A evolução do multicanal para a Omniera garante que o cliente terá o mesmo atendimento, preço, políticas de troca e outros quesitos em qualquer canal da marca. Ou seja, sua experiência será mais agradável e personalizada.

Veja como se preparar para essa evolução

A integração de estratégias para colocar o consumidor no centro dos negócios de varejo é um caminho sem volta. As empresas que não aderirem ao novo modelo de mercado certamente perderão clientes, uma vez que os consumidores tendem a sempre buscar o melhor atendimento e a melhor experiência de compras.

Por isso, fique por dentro de algumas dicas para preparar seu negócio para essa evolução.

Integre o físico ao digital

A convergência de todos os canais de venda é fundamental. Por isso, você deve integrar seu ponto de venda físico com o e-commerce.

Se você já utiliza um sistema de ERP (Enterprise Resource Planning, ou Planejamento dos Recursos da Empresa), é importante avaliar as possibilidades de integração oferecidas.

Mantenha a experiência de jornada de compra

A jornada do consumidor inclui toda a experiência dele com sua marca ou produto, desde a pesquisa sobre o item desejado até a finalização da compra.

Isso significa que, tanto no meio físico quanto no online, a experiência do cliente precisa ser semelhante. Preservar a interação do consumidor com a empresa é essencial para garantir a manutenção da jornada de compras.

Para conseguir alcançar esse objetivo, além da integração dos canais físicos e online, os dados acerca do comportamento, preferências e hábitos do consumidor devem ser armazenados e avaliados de forma consistente, por meio de sistemas que monitoram cada passo do seu cliente na interação com seu produto.

Invista no aumento da satisfação do cliente

Não pense que basta integrar os canais de venda e oferecer ao cliente uma boa experiência de compra. O atendimento precisa ir além disso!

O bom relacionamento com o cliente é importante para gerar vendas e garantir sua satisfação. Isso vale para os diferentes canais utilizados por sua marca, seja no momento da compra, seja quando o cliente pesquisa um determinado produto ou, ainda, quando necessita de mais informações ou orientações após a venda.

Um cliente satisfeito tende a repetir sua boa experiência com a marca. Isso significa que o atendimento é fundamental para fidelizar o consumidor.

Interaja mais com o cliente

Ofereça vantagens e produtos que se adaptem ao perfil do consumidor, mantenha um bom canal de comunicação pós-venda e garanta sempre o melhor atendimento.

Para isso, é importante investir em tecnologias que possibilitem o armazenamento e a segmentação de seu público, de acordo com suas características. Isso, além de contribuir para direcionar o cliente para os produtos de seu interesse, também facilita o processo de compra.

Use chatbots para atender

Uma forma inteligente de otimizar o relacionamento em seu e-commerce é investir em chatbots, um atendimento automatizado, que melhora a experiência do cliente, além de direcioná-lo para as páginas de sua empresa mais significativas, conforme seu perfil.

Os bots podem ser utilizados para sanar dúvidas e direcionar o cliente para um atendimento mais específico quando for necessário, agilizando o processo de tomada de decisão e aumentando a produtividade de sua equipe.

Para que sua empresa faça parte desse movimento de evolução do varejo, é importante integrar os diversos canais de venda, sempre com foco nas preferências e na experiência dos consumidores. A Omniera é um caminho sem volta, baseado na tecnologia para garantir os melhores resultados, tanto do ponto de vista do cliente quanto para seus negócios.

Gostou das informações e quer saber mais sobre o conceito de Omniera e como centralizar as estratégias na experiência do consumidor? Entre em contato com a Hi Platform agora mesmo e descubra nossas ferramentas para melhorar seu processo de vendas e alavancar os resultados de sua empresa.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi