Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Inbound Marketing: entenda como usá-lo no seu negócio!

Conheça os pontos mais importantes sobre essa estratégia poderosa de Marketing.

Inbound Marketing: entenda como usá-lo no seu negócio!

 

Com a expansão e a popularização da internet, as pessoas passaram a viver em uma espécie de tempestade de informações online. Clientes em potencial são constantemente importunados por anúncios, notícias de última hora e postagens sociais. E para fugir disso e aproveitar ao máximo a ferramenta digital que foi criado o Inbound Marketing.

“Gritar” e lançar informações digitais nos consumidores para que eles comprem um determinado produto não é tão eficaz quanto parece, não quando há milhares de empresas fazendo isso simultaneamente. O objetivo de uma estratégia de Marketing online não deve ser adicionar mais ao caos que existe atualmente, mas, sim, orientar os clientes para fora dele. Essa é a lógica por trás do Inbound Marketing.

Para entender melhor, acompanhe o artigo e confira os principais pontos dessa estratégia poderosíssima. Boa leitura!

O que é o Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma estratégia focada na atração dos clientes certos, no momento certo, produzindo o conteúdo certo. É centrada no cliente com envolvimento comercial e pessoal, em oposição ao Marketing focado no produto.

Em vez de desperdiçar recursos valiosos de Marketing em indivíduos não relevantes para o seu negócio, o Inbound foca em conectar empresas a leads com a mais alta propensão de se tornarem clientes e, em longo prazo, defensores da marca.

Ou seja, Inbound Marketing é sobre atrair pessoas para a sua empresa de forma natural e orgânica. Em contraste com os métodos tradicionais de Marketing que envolvem a compra de atenção por meio de anúncios e outros materiais promocionais.

Como funciona o Inbound Marketing?

A metodologia do Inbound Marketing funciona a partir de quatro etapas: atrair, converter, vender e encantar.

Essas etapas levarão os consumidores de estranhos a promotores da sua marca. Em cada estágio, existem métodos específicos pelos quais os resultados serão alcançados. É importante que as ações de Marketing sejam oportunas e direcionadas.

Etapa 1 – Atrair

Quando alguém acessa os seus materiais de Marketing, você tem trinta segundos ou menos para convencê-lo de que pode ajudar.

Assim como acontece em um início de relacionamento, o primeiro passo é a atração. Como empresa, você quer atrair pessoas que possam se tornar seus clientes. Esses indivíduos são chamados de potenciais consumidores e estão no centro de seus esforços de Inbound Marketing.

Atrair o seu comprador requer uma estratégia que começa com a criação de conteúdo de qualidade. O objetivo não é só descrever, mas, também, incentivar os potenciais clientes a fazer a transição para a próxima etapa do processo de conversão.

Etapa 2 – Converter

Depois de ter atraído os compradores para a sua marca, o próximo passo é convertê-los em leads qualificados de Marketing. Isso requer a nutrição de leads e, para iniciar o processo, você precisará obter os dados dos visitantes do seu site — conseguir obtê-los​ é um desafio.

Tradicionalmente, quando você quer algo, precisa oferecer alguma coisa em troca. As mesmas regras se aplicam ao empresário que está procurando informações de contato do seu público-alvo.

É necessário um brinde valoroso para que a pessoa esteja disposta a fornecer seus detalhes de contato. Esse “objeto de valor” vem em forma de conteúdo — e-books, postagens em blogs, webinars etc.

Existem algumas ferramentas importantes que você precisa, como profissional de Marketing, para tornar eficaz essa troca de informações, por exemplo:

  • Calls-to-Action ( mais conhecidas como CTAs, são convites que você faz para o leitor em determinados pontos dos conteúdos);
  • páginas de destino;
  • acompanhamento de contato.

Etapa 3 – Vender

O próximo passo na metodologia de Inbound Marketing é vender para os seus leads e transformá-los em clientes satisfeitos. Como esse objetivo é focado no consumidor, o processo é tipicamente um esforço conjunto da equipe de vendas e de Marketing. Seus leads devem se tornar “qualificados para vendas” e estarem prontos para comprar até o final desta etapa.

Existem algumas técnicas que ajudarão a guiar seus leads para se tornarem clientes. São elas:

  • e-mail;
  • automação de Marketing;
  • ligações.

Etapa 4 – Encantar

Com o Inbound Marketing, você não abandona os clientes depois de fechar uma venda. O objetivo final é estabelecer a lealdade à marca e, para isso, você precisa continuar mostrando valor aos seus compradores.

Isso é possível quando você continua a se envolver com os clientes online. Materiais altamente direcionados, interação nas redes sociais e automatização de e-mail Marketing são algumas das estratégias mais eficazes que podem ser utilizadas.

O que são os funis?

Uma maneira simples e direta de entender toda a jornada do cliente, apresentada anteriormente, é por meio do conceito de funil de vendas.

As etapas do funil representam claramente os processos de decisão do cliente, ou seja, a estratégia construída vai de acordo com a meta que será buscada. O termo funil não é à toa, a maior parte do público está no topo (no qual existe maior espaço em um funil de vendas), enquanto uma pequena parte fica no meio e outra, menor, no fundo.

Especificamente, as três etapas do funil de vendas são conhecidas como:

  • topo do funil — aprendizado e descoberta;
  • meio do funil — consideração e intenção;
  • fundo do funil — avaliação e decisão.

Quais são os benefícios do Inbound Marketing?

Confira agora três benefícios que o Inbound Marketing pode trazer para a sua empresa.

Eficiência e economia

O Inbound Marketing é mais barato e mais eficaz em comparação à publicidade convencional. Em vez de enviar a sua mensagem para um público disperso, o Inbound Marketing faz com o que as pessoas interessadas cheguem até você. Isso porque os esforços são direcionados para atrair indivíduos que procuram algo que você oferece. Gastar recursos de Marketing em pessoas que não querem ou não precisam do seu produto pode ser inútil e causar prejuízo.

Consideravelmente, é muito mais fácil ganhar leads de indivíduos curiosos ​​por algo que você oferece, do que convencer pessoas sobre algo que elas não têm o mínimo interesse a respeito. Portanto, o dinheiro investido é utilizado de forma mais eficaz, proporcionando maior retorno sobre o investimento por meio de maiores conversões de leads a menores custos.

Melhoria no relacionamento com os clientes

O Inbound Marketing envolve o fornecimento de conteúdo valioso para compradores em potencial, no intuito de obter mais conhecimento sobre eles e se tornar mais útil.

Por exemplo, as empresas apresentam conteúdo para auxiliar ou tirar dúvidas do cliente sobre determinado assunto, ao mesmo tempo em que o direciona para um fechamento de venda. Naturalmente, esse comprador se sentirá mais próximo da marca que o auxiliou em um momento de necessidade.

Além de oferecer valor a seus clientes, essa estratégia pode melhorar os seus negócios de quatro maneiras inter-relacionadas:

  • aprimoramento da marca;
  • maior taxa de vendas recorrentes;
  • maior alcance de Marketing;
  • aumento de leads.

Facilidade para medir resultados

Essa estratégia pode otimizar o seu negócio fornecendo à sua empresa uma avaliação mais transparente do sucesso da iniciativa de Marketing. Uma campanha de Marketing transparente e mensurável permite que você veja as áreas de melhoria e ainda impulsione o planejamento, o custo-benefício e o relacionamento com o cliente.

Além disso, simplifica e torna possível rastrear de onde vieram os leads. Isso vai deixar a ação mais econômica e tornará as próximas ações mais efetivas.

O Inbound Marketing pode beneficiar muito as empresas nessa era digital: planejamentos econômicos, melhores relações com o cliente, ROI e métricas visíveis são apenas alguns dos muitos benefícios que essa estratégia pode trazer para o seu negócio. Por isso, analise as informações apresentadas e comece a lucrar com o Inbound Marketing. E não deixe de acompanhar as nossas páginas nas redes sociais: estamos no FacebookLinkedIn, Instagram, Twitter e YouTube!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi