Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Saiba como a gestão de qualidade no atendimento pode aumentar a satisfação do seu cliente

A gestão de qualidade é a organização dos procedimentos e práticas da empresa. Esse gerenciamento pode ajudar em todos os setores, especialmente no atendimento.

Saiba como a gestão de qualidade no atendimento pode aumentar a satisfação do seu cliente

 

Hoje é preciso, mais do que nunca, agir com inteligência de mercado para fazer sua empresa sobreviver. Isso significa investir de forma consciente na melhoria contínua das diversas áreas da organização, especialmente em setores críticos e estratégicos. Justamente por isso, é importante implementar a gestão de qualidade nos processos internos, a fim de aumentar a satisfação dos clientes.

Obviamente, todas as empresas devem prezar pela qualidade dos seus produtos e serviços. Mas falar de gestão da qualidade é tratar de uma visão estratégica e procedimental interna que determina como se dão os processos e a organização estruturada da empresa em cada setor.

Quer dizer, a gestão da qualidade trata de formalizar os procedimentos internos, a fim de garantir padronização e eficiência para a empresa. O mais famoso certificado em gestão da qualidade é o ISO 9001, mas sua empresa pode se organizar para implementar essas práticas de diversas formas e, com isso, aumentar a satisfação do cliente.

Para saber mais sobre como a gestão da qualidade pode ajudar sua empresa em relação ao cliente, continue lendo nosso artigo!

Mapeamento dos procedimentos

O primeiro passo para uma boa gestão de qualidade é o mapeamento dos processos. Isso garante duas enormes vantagens para a empresa: melhor organização dos procedimentos e mais eficiência nas operações.

A melhor organização dos procedimentos dá uma visão clara, objetiva e estruturada sobre a empresa. Aplicada ao setor de atendimento ao cliente, permite identificar gargalos, estruturar scripts de atendimento, facilitar a transferência para setores responsáveis e tomar decisões estratégicas mais objetivas.

Justamente por tornar as operações mais estratégicas e claras, o mapeamento dos procedimentos ajuda na eficiência do atendimento, pois mostra com maior clareza como é possível fazer o encaminhamento dos problemas e proposição das soluções.

Otimização do atendimento

Uma gestão de qualidade eficaz não apenas mapeia os procedimentos, como trabalha para a melhoria contínua deles, trazendo revisões permanentes e formas de torná-los cada vez mais eficientes. A otimização do atendimento, nesse caso, se dá tanto pela padronização do suporte quanto pelo constante aperfeiçoamento.

Isso garante o aumento da satisfação do cliente, que se sente mais confiante na empresa e percebe a qualidade do atendimento e foco na resolução dos problemas. A imagem de organização e profissionalismo agrega valor à marca e melhores impressões dos consumidores.

Fidelização dos clientes

Com o aumento da satisfação dos clientes em um setor tão estratégico como o suporte, é possível investir no engajamento e fidelização por meio do atendimento. Ou seja, a gestão da qualidade contribui para a melhoria do relacionamento do cliente com a marca, o que se reflete no pós-venda e revenda.

Esse trabalho pode ser facilitado com o uso de algumas ferramentas de relacionamento e engajamento com o cliente, como HiChatHiSocial, fornecidas pela Hi Platform, centralizando todos os canais de comunicação em uma mesma plataforma, armazenando os dados para melhorar a experiência do suporte, dentre diversas outras funções e facilidades para sua empresa.

Aumento da competitividade no mercado

A gestão de qualidade agrega valor à empresa, seja aos olhos dos consumidores ou no reconhecimento de mercado. Assim, quando seu negócio faz uma gestão de qualidade eficiente, torna-se mais competitiva.

Uma gestão de qualidade também aumenta o potencial de mercado da empresa, pois é responsável por diminuir os custos operacionais, criar procedimentos mais rápidos e que possam solucionar questões. Tudo isso torna a empresa mais competitiva.

Primar por uma gestão da qualidade envolve gerenciar os procedimentos de diversas áreas da empresa com o foco em otimizar os serviços e melhorar a produtividade. No setor de suporte ao cliente é especialmente importante, pois ajuda a criar melhores formas de tratar e resolver problemas.

Para transformar sua empresa e garantir um autoatendimento que priorize a gestão de qualidade e a satisfação do seu cliente, o HiBot é uma solução perfeita para seu negócio, ao garantir um suporte rápido, eficiente e focado na experiência do usuário.

Continue acompanhando nosso conteúdo e as novidades quanto ao relacionamento com os clientes. Siga-nos no Facebook!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi