Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Ganhe agilidade e eficiência no atendimento com um chatbot

De agilidade ao aumento da produtividade, transformando a experiência do cliente em algo incrível, o chatbot é uma excelente ferramenta que auxilia no ganho de competitividade.

Ganhe agilidade e eficiência no atendimento com um chatbot

 

Pesquisas mostram que o gasto das empresas na captação de novos consumidores pode ser até 5 vezes maior em comparação à fidelização de clientes, ou seja, é bem mais lucrativo manter um bom relacionamento.

Dentro dessa premissa, a existência de um chatbot de qualidade faz uma imensa diferença no ganho de competitividade, tendo em vista que o robô de conversação auxilia em todos os processos da venda, inclusive, na fidelização.

Para apresentar algumas vantagens do assistente virtual, elaboramos este post com dicas valiosas que devem ser priorizadas em sua empresa. Venha com a gente!

O que são os chatbots?

Um chatbot nada mais é do que um robô que faz o atendimento online por meio de conversação nos boxes existentes nos sites, capaz de sempre fornecer orientações baseadas nas dúvidas mais comuns dos clientes.

A tecnologia simula diálogos com pessoas por meio de comandos preestabelecidos, isto é, é possível criar respostas para os questionamentos mais comuns. Trata-se de uma evolução na relação com os consumidores, que pode ser utilizada para melhorar o relacionamento, vender e fidelizar os clientes.

Com isso, a ferramenta conta com inúmeras vantagens competitivas, desde a redução de custos até uma melhor experiência do consumidor, como vamos conferir agora.

Como um chatbot pode fidelizar os clientes?

A rotina corrida do novo consumidor influenciou o aumento do grau de exigência não só em relação aos produtos, como também aos serviços comercializados no meio online. Isso significa que as pessoas querem ser atendidas rapidamente, com ferramentas que solucionem as suas demandas. A agilidade faz parte da realidade das empresas que são bem avaliadas.

Nesse cenário, o chatbot é um excelente meio para aumentar o ticket médio e facilitar a vida do usuário em uma escala 24×7, estando sempre disponível para esclarecer as principais dúvidas. Veja agora algumas vantagens inquestionáveis proporcionadas pela ferramenta.

Mais agilidade e eficiência

Um cliente que reconhece a agilidade e eficiência de uma empresa dificilmente vai trocá-la pela concorrência. O chatbot auxilia exatamente nesse ponto no quesito atendimento ao consumidor.

O tempo de resposta para uma dúvida será quase instantâneo — um diferencial que diminui o tempo de espera no esclarecimento de alguma pendência.

Em comparação a um call center tradicional, trata-se de uma grande vantagem, pois o consumidor não ficará esperando um longo período por uma resposta, o que poderia levar à indignação e até mesmo cancelamento de compras ou má avaliação quanto à empresa.

Atendimento humanizado

Apesar de ser um robô, o atendimento de um chatbot é mais humanizado em comparação a outras ferramentas pelo fato de existir um estudo sobre as perguntas mais comuns e soluções que poderão ser apresentadas na caixa de diálogo.

Além do mais, um chatbot pode fazer inúmeros atendimentos ao mesmo tempo sem comprometer a qualidade e o que é melhor, evitando falhas, então, a pessoa que estiver interessada em algum produto sempre receberá a devida atenção e isso pesará na fidelização.

Aproximação mais efetiva do cliente

Sem a existência de um chatbot, a sua empresa dificilmente terá uma aproximação mais efetiva com o cliente. Inclusive, a comunicação ficará restrita aos casos de reclamações ou até mesmo cancelamentos de compras — um grande prejuízo na fidelização.

Com o robô, é possível verificar se o consumidor já fez compras anteriores em seu e-commerce, o plano existente ou se é a primeira visita, o que melhora a experiência. A interação será uma realidade para indicar mais produtos, oferecer promoções ou até mesmo programas de bonificações, ou seja, o relacionamento vai ficar bem mais pessoal, um aspecto importantíssimo na fidelização de clientes.

Isso porque a inteligência artificial pode encontrar soluções de acordo com o perfil do usuário, oferecendo algo que a pessoa ainda nem solicitou, mas que está em seu pensamento.

Assim, um chatbot de qualidade antecipa as necessidades dos clientes, chega a surpreender e cria uma aproximação incrível que vai influenciar positivamente a experiência de compra, com ganhos latentes na fidelização.

Empatia com os seus clientes e incentivo à recompra

Muitas empresas criam chatbots com nomes sugestivos que serão familiarizados pelos consumidores, o que contribui com a empatia e interação de uma maneira inteligente e simpática.

Ao fazerem parte do dia a dia dos consumidores, os chatbots terão uma recepção acolhedora, com uma contribuição positiva na fidelização dos clientes. Outro aspecto primordial é que os robôs sempre serão gentis e farão convites para uma futura compra ou até mesmo para a análise de um produto, podendo incentivar a recompra.

Geração de relatórios a partir de reclamações e sugestões

O software de um chatbot apresenta relatórios baseados nas reclamações e sugestões dos clientes. Esses dados auxiliam nas tomadas de decisões que se reverterão em melhorias nos serviços e produtos, sempre com foco na fidelização de clientes.

Por meio dos dados, a sua empresa saberá os locais que demandam mais investimentos, os aspectos que têm dado certo e o que precisa de cortes e aprimoramentos.

Com os relatórios, você poderá agir para diminuir os índices de reclamações em razão de determinado problema, como atraso nas entregas, melhorando a experiência do consumidor, ponto que está nitidamente ligado com a fidelização de clientes e aumento das vendas.

Clientes satisfeitos e prestigiados

Ao observar que as suas solicitações estão sendo respondidas rapidamente e com qualidade, os usuários se sentirão prestigiados, o que valorizará o seu negócio e ainda contribuirá para que outras pessoas tenham a mesma experiência.

Isso porque os consumidores se transformaram em verdadeiros influenciadores das marcas, ou seja, quando se sentem respeitados e valorizados, propagam tudo nas redes sociais, fazendo a mesma coisa se ficam insatisfeitas, porém, com um peso bem maior.

Diante de todas as vantagens apresentadas, percebemos que o chatbot auxilia na fidelização dos clientes e traz outros ganhos competitivos, como a redução nos custos.

Afinal, a sua empresa não vai precisar de dezenas de atendentes para dar conta da demanda diária de demandas menos complexas de um e-commerce ou negócio que precisa fechar novos contratos. Resumindo, é uma alternativa viável que otimiza o tempo e aumenta a produtividade.

Por isso, vale a pena a sua empresa conhecer as possibilidades oferecidas nesse sentido por uma plataforma que domine as soluções de atendimento ao cliente, com foco no aumento das vendas, fidelização de clientes e fortalecimento da marca diante do mercado consumidor.

Quer se destacar no mercado com o que há de mais avançado e moderno quando o assunto é chatbot? Então, entre em contato com a nossa equipe e conheça o plano mais adequado para a realidade do seu negócio!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi