Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Experiência em atendimento: saiba como enriquecer sua operação

Vamos mostrar que tornar a experiência do consumidor melhor é possível com pouco investimento e com a adoção de alguns canais, o que vai proporcionar a satisfação do cliente.

Experiência em atendimento: saiba como enriquecer sua operação

 

O atendimento aos clientes é uma área essencial para gerar vendas e melhorar o resultado da empresa como um todo. À medida que os consumidores ficam satisfeitos, eles tendem a repetir a experiências e muitos se tornam embaixadores da marca, ou seja, passam a fazer propaganda do negócio gratuitamente.

Neste texto, vamos mostrar como você pode enriquecer a experiência em atendimento. Em primeiro lugar, vamos explicar que a premissa básica do atendimento é se importar com a real necessidade dos compradores. Em seguida, falaremos de canais de atendimento que estão em alta, como chatbots, chat online, ticket de e-mail, redes sociais etc. Acompanhe!

Como otimizar a experiência em atendimento

Nos dias atuais, os clientes se tornaram muito mais bem informados e exigentes. Nesse sentido, as marcas estão sendo obrigadas a reinventar, a fim de conquistar os seus objetivos e ter mais competitividade no mercado.

Não basta que os atendentes sejam amigáveis, que a entrega seja feita no prazo e os produtos tenham preço e qualidade. Afinal, promover uma experiência boa é, de fato, se importar com as coisas que os clientes realmente precisam.

Um primeiro ponto de atenção é conhecer quem são as pessoas que você, efetivamente, deseja transformar em compradoras. Lembre-se de que, se você tenta ser tudo para todo mundo, acabará não sendo nada para ninguém.

No entanto, a partir do momento em que você trabalha para conhecer as motivações dos seus potenciais clientes, você realiza um trabalho de segmentação e, assim, passa a ter elementos concretos para que você realize um atendimento de excelência.

O atendimento ao consumidor é uma das partes mais importantes da estratégia do negócio. E uma das formas de conhecer os seus possíveis consumidores, a fim de construir ações que geram resultados, é saber ouvir as pessoas.

Com os meios digitais, isso é cada vez mais fácil de ser feito. Basta, por exemplo, que você pergunte às pessoas o que elas estão pensando. Isso pode ser feito por e-mail, pelo telefone, nas redes sociais ou por outros canais. Claro que isso não é algo fácil, ainda assim, muitas empresas sabem que precisam melhorar, mas não implementam ações de mudanças.

É mais do que essencial colocar a mão na massa. Para ajudar nesse processo, nada melhor do que apostar em canais de atendimento que estão em alta, como os chatbots, o chat online, o ticket e as redes sociais.

A seguir, vamos destacar as particularidades de cada um desses canais. Acompanhe!

Chatbots

Os chatbots são essenciais para qualquer tipo de empresa, principalmente aquelas marcas que contam com operações online. Como o atendimento é algo muito essencial para qualquer organização, os chatbots podem contribuir para que os clientes tenham uma experiência agradável.

Isso pode acontecer em todos os momentos da jornada de compra: desde a hora que a pessoa tem conhecimento que a companhia existe, até o pós-venda. Nesse caso, podem acontecer, por exemplo, muitos casos em que os clientes têm dúvidas sobre status de pedido, devoluções ou até mesmo sobre o melhor uso dos produtos.

Quando a empresa consegue atender de forma rápida e eficiente, ela torna a experiência mais agradável e, assim, ele fica mais propenso a repetir a operação e, depois, se tornar um cliente fiel.

Quando existe um alto índice de satisfação, a fidelização será algo cada vez mais comum no dia a dia da empresa. Hoje em dia, os bots estão cada vez mais avançados e contam com tecnologias nas quais é possível puxar o histórico de compra das pessoas.

Clique aqui e conheça o HiBot, a solução de chatbot da Hi Platform.

Chat online

Outro canal muito em alta, o chat online é essencial porque é, simplesmente, a plataforma preferida pelos brasileiros. Por meio desse sistema, é possível que os atendimentos sejam feitos de forma instantânea e isso é crucial para que um problema, por exemplo, seja resolvido.

É preciso lembrar que, além de as pessoas estarem muito bem informadas e exigentes, elas costumam ser imediatistas. Elas esperam que as empresas resolvam as questões delas o mais rápido possível. Com o chat online, a comunicação se torna muito mais efetiva e isso acaba se tornando um ótimo parceiro para ter um cliente satisfeito e uma empresa com ótimos resultados.

Ticket de e-mail

O ticket é uma ferramenta na qual as pendências do atendimento viram soluções imediatas. Também em alta, esse canal garante que um problema seja resolvido de forma imediata por um atendente. Caso o operador não resolva, a pendência é encaminhada de forma imediata para outras áreas da empresa, sem nenhum tipo de ruído, o que garante uma ótima experiência de atendimento para o cliente.

Redes sociais

Como não poderia deixar de ser, as redes sociais são canais fundamentais para, como o próprio nome diz, socializar com as pessoas. Ao contrário do que acontecia há alguns anos, as pessoas sentem o desejo de participar e comentar em processos, em lançamentos e nas vendas dos produtos das empresas.

Nesse sentido, as redes sociais se apresentam como excelentes meios para as marcas interagirem com os seus consumidores de forma rápida, clara e transparente. Foi-se o tempo em que a comunicação feita para as massas era uma sensação que trazia resultados e sucesso para uma companhia.

Hoje em dia, os consumidores demandam uma comunicação personalizada, que fala a sua linguagem e que, principalmente, atenda as suas necessidades e resolva os seus problemas.

O que achou dessas ideias relacionadas a enriquecer a experiência em atendimento? Como vimos ao longo do texto, é possível colocar em prática diversas ações que garantem que o usuário seja tratado de forma personalizada e atendido de acordo com as suas necessidades, motivações e desejos.

Mais do que nunca, é preciso que as marcas se beneficiem de canais como chatbots, chat online, ticket de e-mail e redes sociais, que fazem a diferença no dia a dia da interação e da relação com os consumidores, não é verdade?

Se você gostou deste texto, aproveite para falar com um de nossos especialistas e entender mais sobre o assunto!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi