Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Como lidar com a sazonalidade de vendas de forma efetiva?

Identifique a sazonalidade de vendas da sua empresa e utilize-a a seu favor aproveitando as melhores épocas de vendas do ano!

Como lidar com a sazonalidade de vendas de forma efetiva?

 

A sazonalidade de vendas é quando podemos prever que em determinados períodos ocorrerá uma alta ou uma baixa nos lucros de uma empresa. Isso porque existem variáveis externas interferindo diretamente no interesse dos consumidores.

Dessa forma, uma empresa preparada sabe lidar com a sazonalidade, utiliza de indicadores de venda e se organiza para enfrentar os períodos de baixa. Quer saber mais sobre como lidar com essas variações que afetam o mercado? Continue a leitura!

O que é sazonalidade?

Cada negócio conta com uma sazonalidade própria que corresponde às variações nas demandas de clientes em cada período do ano.

Por exemplo, em períodos de festas e finais de ano é comum que a busca por roupas sociais, salão de festa, buffet, etc., aumente. Por outro lado, no verão as pessoas compram roupas de banho, protetor solar e outros produtos específicos dessa época. Já no Carnaval há um maior consumo de bebidas. Assim como no início do ano, com a volta às aulas, acontece um crescimento na busca por materiais escolares e na páscoa há um aumento nas vendas de chocolates.

Esses são exemplos mais gerais. No entanto, é possível que você analise as especificidades do seu comércio e faça um estudo a respeito das épocas que mais atingem o seu negócio — positivamente ou negativamente.

Como lidar com a sazonalidade?

Planejamento e organização são essenciais. É importante saber quando investir em uma produção mais robusta, que dê conta de todas as demandas e quando economizar. Quer saber como reduzir os impactos da sazonalidade? Confira as dicas que daremos agora!

Faça um planejamento financeiro com antecedência

Planejar é essencial para lidar sem estresses com os períodos difíceis e não ser pego desprevenido. Faça um orçamento detalhado da sua empresa, tente prever épocas ruins para que seja possível reduzir os custos excessivos nesse período e estipule metas a serem cumpridas nos períodos de alta.

Crie campanhas de Marketing sazonal

Depois de estabelecer os períodos de sazonalidade da sua empresa tente criar campanhas específicas para eles. Escolha datas e momentos estratégicos em que você conseguirá maior adesão de seus clientes.

Planeje anúncios e ações com antecedência e estipule metas. É necessário que tudo isso seja planejado com cuidado para que haja condições favoráveis para a adesão à sua campanha.

Prepare-se para o aumento nas demandas

Muitas empresas não se organizam ou se preparam sem nenhuma margem de segurança em períodos de sazonalidade.

O aumento das vendas exige que você faça um estudo para saber agenciar seu estoque, definir prioridades e investir na oferta de alguns produtos específicos. Se você tiver esse cuidado, certamente não terá desperdícios de custos.

Conheça seu cliente

Cuidado para não errar ao escolher datas comemorativas ou estratégias específicas. Pense, sobretudo, em seu público-alvo. O que o atrai? Quais são suas características mais marcantes? O que ele busca durante o ano? Quais são seus anseios?

Tudo isso faz parte de um estudo criterioso para criar sua persona. Se necessário, utilize seu histórico de vendas passados, banco de dados, opiniões e reclamações dos seus clientes.

Use softwares

Atualmente, existem softwares prontos para monitorar variáveis do seu negócio. Assim, você pode fazer escolhas mais acertadas, utilizando de informações que são realmente relevantes.

Proteja dados importantes para sua empresa e crie informações automáticas como: planejamentos em vendas, crescimento de lucro, valores que você poderá aumentar em determinados períodos. Essas ferramentas são muito úteis na tomada de decisões.

A sazonalidade é um período em que as vendas aumentam ou diminuem naturalmente sem que possamos controlá-las, visto que são motivadas por variáveis externas. Porém, é possível criar estratégias para reduzir os impactos negativos e se preparar melhor para as fases de alta.

E aí, você conseguiu aprender mais sobre a sazonalidade de vendas? Gostou do nosso texto? Então continue com a gente! Veja agora quais são as 12 maneiras de aumentar suas vendas com chatbots!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi