Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Chatbot: 4 práticas para surpreender seus clientes no Dia das Mães

Nosso time de especialistas separou um conjunto de dicas poderosas para oferecer a melhor experiência possível para o cliente e para a marca, afinal, este é um dos períodos mais importantes para o comércio digital.

Chatbot: 4 práticas para surpreender seus clientes no Dia das Mães

 

Está chegando o Dia das mães! Além de ser uma das datas que mais movimentam o comércio digital, esse dia também possui um forte apelo emocional que contribui para o aumento do consumo de diversos tipos de produtos e serviços. Por ser um momento dedicado a homenagens, é uma excelente oportunidade para conquistar mais clientes, fidelizar os que já lhe acompanham e aumentar suas vendas.

Para essa missão, o chatbot é um ótimo aliado! Isso porque ele vai agilizar as respostas das principais dúvidas dos seus clientes, vai guiá-los através do processo de compra e pode ser utilizado (principalmente) como um veículo de ações promocionais.

Pensando nisso, selecionamos 4 práticas exclusivas para você aproveitar ao máximo essa ferramenta, transformando a experiência do seu cliente em um momento único e marcante. Continue a leitura e confira!

Chatbot ativo

O cliente (ou visitante) sempre espera pelo momento certo para comprar: seja por uma data específica ou por promoções que o façam visualizar o valor agregado daquele preço. Datas sazonais, como o Dia das Mães, aumentam essa movimentação, e é aí que a sua marca pode atuar de forma mais assertiva!

Para isso, é possível  configurar o bot para que ele seja “ativado” logo que o seu cliente acessar a loja. Também conhecido como “chatbot ativo”, ao configurar essa funcionalidade, existem duas opções para a interação da ferramenta:

1ª opção: “pulando” na tela do usuário e solicitando um e-mail para cadastro a partir da exportação de relatórios de diálogos. Feito isso, é só adicionar esses e-mails na sua lista (mailing) para enviar cupons de desconto.

2ª opção: “pular” em alguma tela específica de sua escolha, como na tela de fechamento do carrinho de compras ou de uma página criada para dar suporte ao usuário, por exemplo.

Check-up da base de conhecimento

É importante garantir que seu chatbot esteja preparado para responder o máximo de dúvidas dos seus clientes. Isso fará com que a experiência deles seja positiva, que a relevância da solução seja mais evidenciada e que os consumidores vejam o bot como uma ferramenta útil de atendimento. Tudo isso vai tornar os chamados ainda mais escaláveis.

Vale a pena estar atento, também, às questões como troca e devolução, formas de pagamento, parcelamento, passo a passo de como comprar, ofertas do dia, entre outras.

Ao final deste artigo, separamos alguns links que vão te ajudar na análise da sua base de dados, assim como na revisão das principais dúvidas que podem surgir neste período.

Reposicionamento do Chatbot

Um fato: nas datas sazonais, os clientes estão mais focados e querem ainda mais agilidade da parte da marca. Isso significa que a posição do chatbot no site precisa ser estratégica e de fácil acesso, permitindo que a interação seja mais rápida e que o engajamento seja ainda maior.

Dependendo do segmento e do modelo de negócio, a sugestão é que ao menos durante a semana do Dia das Mães, o chatbot permaneça na página inicial do site. Isso vai facilitar a localização por parte dos usuários, além de conferir mais segurança na hora de acionar a ferramenta.

Saudação do bot

A saudação é um momento que pode trazer um excelente retorno, ao contribuir de forma positiva para a interação com o usuário.

No Dia das Mães, que tal ser ainda mais proativo e preparar o chatbot para surpreender seus clientes com dicas sobre o tema? Seguem alguns exemplos:

  • Saudação com dicas de presentes para a mãe: nesta opção é possível inserir imagens dos produtos em carrossel e direcionar para o item. Caso seu cliente clicar nas imagens, ele será levado para a página de compra, o que vai dispensar etapas e adiantar o processo. Muito mais prático, né?
  • Saudação com dicas de como aproveitar o Dia da Mães: você pode acrescentar dicas sobre o que fazer na data, lugares mais interessantes, e sempre que possível, relacionar com algum conteúdo ou produto que você tenha disponível. Isso tudo vai agregar valor à experiência do seu cliente.

As dicas acima são apenas uma forma de expandir os horizontes e ampliar as ideias para adaptá-las à realidade do seu negócio. É importante destacar a utilidade do seu chatbot, assim como a relevância da ferramenta em todos os momentos, inclusive nas datas sazonais.

Conforme citamos, separamos alguns artigos da nossa FAQ que vão ser úteis durante todo este processo:

Chatbot ativo

Base de conhecimento

Gostou deste post? Então compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas entendam a importância dessa ferramenta em todos os momentos.

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi