Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

6 aspectos relevantes sobre canais automatizáveis de atendimento

Com todas as mudanças na área da tecnologia, os serviços de atendimento ao cliente têm se preparado, cada vez mais, para integrar canais telefônicos, chats online, aplicativos e redes sociais.

6 aspectos relevantes sobre canais automatizáveis de atendimento

 

Atualmente, os canais automatizáveis de atendimento ao cliente têm um efeito interessante: proporcionam maior rapidez, praticidade e possibilitam que a empresa ofereça um atendimento de qualidade em larga escala. Essas novas formas de se relacionar com o cliente permitiram que as empresas passassem a oferecer um serviço diferenciado e personalizado.

Sabia que o grande diferencial da sua marca em relação aos seus concorrentes pode ser a qualidade do serviço prestado? O atendimento ao cliente, quando é de qualidade, agrega mais valor à marca e permite que os consumidores tenham uma forte tendência a procurá-la mais vezes.

Além disso, investir em canais automatizáveis de atendimento representa uma ótima opção tanto para o cliente — que terá um atendimento de qualidade superior — quanto para a empresa, que terá menores custos e conseguirá fidelizar e atrair mais consumidores para sua marca.

Se você busca um relacionamento mais rápido e de qualidade com seus clientes, fique atento às nossas dicas e considere a possibilidade de investir em canais automatizáveis de atendimento. Continue a leitura, aprenda mais sobre o assunto e confira as vantagens!

1. O que são canais automatizáveis de atendimento?

São as novas formas de a empresa se comunicar, resolver problemas, tirar dúvidas e até mesmo vender um produto ou serviço. O SAC, chats online e atendimentos realizados por meio de aplicativos no celular, redes sociais ou plataformas digitais, por exemplo, podem se tornar automatizáveis. Isso significa que o atendimento de várias pessoas pode ocorrer simultaneamente utilizando essas ferramentas.

O atendimento automatizado, aliado aos avanços da inteligência artificial, permite uma comunicação precisa e dinâmica entre cliente e empresa. A partir de uma programação, com algoritmos inteligentes, o serviço pode ser oferecido utilizando robôs para resolver pequenos problemas. Além dessas vantagens, ainda é possível que o sistema utilizado nas plataformas digitais se aperfeiçoe com base nas respostas dadas pelos usuários.

2. Quando utilizar os sistemas automatizáveis?

Geralmente, esse tipo de serviço é oferecido na resolução de problemas mais simples, nos primeiros contatos do cliente com a empresa, para auxiliar o término de uma compra online, redirecionar o cliente ao setor correto, dar mais informações sobre a marca ou serviço prestado etc.

Essas demandas de clientes são muito comuns e para realizá-las não é mais necessário ter um funcionário que fique completamente por conta disso. Os canais automatizáveis de atendimento, por meio de chat, aplicativos ou ligações telefônicas, dão conta de solucionar esses problemas.

3. Como saber qual canal de atendimento é o mais adequado?

Os consumidores têm se tornado mais exigentes, demandando respostas rápidas no contexto online. Entretanto, antes de implementar um canal de atendimento em sua empresa, é necessário investigar quais são os meios de comunicação mais utilizados pelos seus clientes.

A partir dessa investigação você pode saber os canais mais confortáveis e práticos para os seus clientes e como alcançá-los de forma mais fácil.

4. Qual é a importância de investir em canais automatizáveis de atendimento?

Em primeiro lugar, sabemos que a empresa que investir em um bom relacionamento com o consumidor já sai na frente das demais. O atendimento ao cliente tem se tornado o ponto-chave para fidelizar clientes antigos e atrair novos.

Além disso, investir em vários canais de atendimento com o seu cliente é uma forma de alcançá-lo em vários contextos ao mesmo tempo, já que os consumidores utilizam muitas ferramentas para buscar por produtos e serviços desejados.

A interação fácil e a praticidade de um atendimento multicanal traz modernidade para a empresa, alcança mais clientes e ainda conta com um custo-benefício muito mais vantajoso.

Antes mesmo que o cliente seja atendido por um funcionário, ele pode já ter respondido a um chat online, especificando o que gostaria de comprar, por exemplo, de modo que o atendente apenas terminará as etapas da compra.

Outra vantagem é que informações importantes sobre os clientes não são perdidas, podendo ficar armazenadas em um banco de dados. Esses dados poderão ser analisados e utilizados a favor da empresa, auxiliando na criação de estratégias de marketing e propagandas, servindo de análise para os contextos mais positivos de venda e oferecendo métricas atualizadas sobre a empresa.

5. Qual a diferença entre os canais tradicionais e os canais automatizáveis?

Os canais automatizáveis possibilitam um contato mais eficiente pois pode ser programado para enviar respostas ao cliente a qualquer hora do dia e onde quer que ele esteja. Sendo assim, se o seu cliente passa muito tempo no smartphone, por exemplo, você pode disponibilizar atendimentos via redes sociais ou aplicativos.

Nesse sentido, os canais automatizáveis de atendimento fizeram uma revolução na interação do cliente com as marcas.

6. Como alinhar os canais automatizáveis de atendimento à sua empresa?

Os canais escolhidos variam de acordo com o que a empresa tem a oferecer e o seu consumidor-alvo. Isso dependerá, portanto, de uma escolha cuidadosa da linguagem a ser utilizada, dos canais disponibilizados, dos objetivos e dos valores da sua empresa.

Uma opção interessante é focar não apenas em um canal, como Facebook, mas utilizar multicanais, mesclando redes sociais, blogs, sites e aplicativos. Dessa forma, você atinge mais consumidores, visto que a maioria deles se encontra em pelo menos um desses canais.

Além disso, investir em canais automatizáveis de atendimento significa estar ciente que a inserção digital mudou a forma como as pessoas interagem com as marcas. É por isso que, acima de tudo, é necessário ter cuidado! Um atendimento ruim pode deixar sua empresa mal falada rapidamente por meio desses mesmos canais.

Ficou interessado em saber como esses canais automatizáveis de atendimento funcionam na prática? O uso dos chatbots é um ótimo exemplo. Atualmente, os chatbots têm representado um verdadeiro avanço tecnológico, atingindo padrões de conversas em nível equivalente aos oferecidos por funcionários. Não é à toa que a automatização de canais de atendimento se tornou uma necessidade.

Quer aprender mais sobre os canais automatizáveis de atendimento? Que tal fazer um teste com a ferramenta da Hi Platform e ver de perto como funciona esse recurso revolucionário? Clique aqui!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi