Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

Consumidor x Empresa: confira os benefícios de inovar a operação de atendimento!

Neste artigo, vamos falar quais são as vantagens que o consumidor e que a empresa vão ter quando o assunto é inovar a operação de atendimento digital.

Consumidor x Empresa: confira os benefícios de inovar a operação de atendimento!

 

Cada vez com mais frequência, o consumidor troca seu smartphone por um mais recente, otimiza seu pacote de dados, adquire acessórios tecnológicos e se comporta dessa forma em prol da inovação e conectividade.

Isso mostra que ele está cada vez mais conectado e menos disposto a entrar em lojas físicas para comprar ou apenas ‘’dar uma olhada’’ nos itens disponíveis. Esse tipo de comportamento prova que estamos na era da transformação digital e que as empresas precisam implementar inovações na operação de atendimento digital. Caso contrário, o consumidor terá uma percepção negativa da marca, que será vista como ultrapassada e antiquada, além de ser passada para trás pela concorrência.

Neste artigo, vamos falar sobre a importância de inovar a operação de atendimento e os benefícios que o consumidor e a empresa vão ter com essa prática. Continue com a gente!

Inovar para se destacar e ser uma referência em satisfação do cliente

Muitas marcas se preocupam em encantar seus clientes, quando na verdade, o que realmente importa para o consumidor é ter o seu problema resolvido com efetividade e, de preferência, com agilidade.

Isso pode ser feito através da automatização do atendimento; com isso, a empresa investe em inovação, melhora a percepção dos clientes e possivelmente vai conseguir se tornar uma referência quando o assunto é a satisfação do consumidor.

Outro ponto de atenção é o fato das marcas estarem sempre ‘’presas’’ às métricas. Elas prestam um serviço de atendimento ágil para manterem os relatórios estáveis, mas não se preocupam, necessariamente, com a qualidade do atendimento e da experiência do cliente. Esse cenário precisa mudar e as marcas devem entender que a experiência é o foco do processo.

Aumentar o número de operadores não significa que a empresa está oferecendo um atendimento de qualidade. Afinal, hoje o mercado possui ferramentas, como as da Hi Platform, que além de suportar grandes demandas também são capazes de atender rapidamente e com qualidade.

Inovar para beneficiar o consumidor e a empresa

Chegou o momento de investir na inovação! Conheça algumas soluções que são capazes de revolucionar qualquer operação:

Chatbot

Os chatbots chegaram para ficar e não é pra menos: estamos falando de uma das ferramentas digitais mais utilizadas para tirar dúvidas e resolver questões básicas. Para o consumidor, a agilidade e a assertividade podem conquistar e fidelizar (atendimento em tempo integral).

Dentre os benefícios para a empresa está a redução de custos operacionais, a melhoria na experiência do consumidor, o aumento da produtividade e a inovação do processo.

Faça um teste e conheça a solução de chatbot da Hi.

Chat

De acordo com o Centro de Inteligência Padrão, o chat online é o canal preferido dos consumidores brasileiros para resolver questões. Algumas ferramentas mais completas permitem que um operador atenda até 4 pessoas simultaneamente, de forma proativa e sem filas de espera.

O consumidor agradece a experiência positiva e a operação flui de forma sustentável sem sobrecarregar a equipe.

Faça um teste e conheça a solução de chat da Hi.

FAQ

Essa ferramenta (Frequently Asked Questions, termo literalmente traduzido como Perguntas mais Frequentes), permite que os clientes façam sua própria busca relacionada à entrega, status de pedidos, formas de pagamento, devoluções, entre outras. Essa ferramenta resolve às dúvidas mais frequentes e ainda dá aquela sensação de autonomia tão desejada pelos consumidores.

Conheça a solução de FAQ da Hi.

Integrar os canais, ter históricos e métricas nas mãos

Uma empresa precisa estar onde o cliente está, com todos os canais de atendimento integrados e com uma base de dados eficiente. Com a integração dos canais o cliente vai se sentir amparado e seguro. Com o histórico dos atendimentos e as métricas dos relatórios, é possível trabalhar de forma mais assertiva na hora de atrair as pessoas certas para o seu negócio.

A coleta de informações tem como objetivo analisar o desempenho da operação; uma ação fundamental para saber o que precisa ser ajustado ou otimizado. Além disso, a análise de dados é uma das melhores maneiras de obter percepções reais do consumidor e o que ele pensa de uma marca.

Considerações finais

Conforme você acompanhou neste artigo, as ferramentas de atendimento digital proporcionam um impacto positivo tanto no dia a dia do consumidor quanto da empresa que vai atendê-o. Inovar não é mais uma “alternativa interessante”, é algo necessário.  

Vimos também que o mercado precisa não só conhecer o conceito Omnichannel (multicanal) mas também aplicá-lo na operação de atendimento, aliando inovação à integração dos canais. Essa prática vai resultar na comunicação unificada e sem ruídos com o cliente.

Quanto mais atenção e dedicação a empresa tiver com os pontos abordado nesse post, maior será o impacto favorável para os envolvidos (consumidor, equipe e empresa como um todo).  

Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre as inovações e funcionalidades das ferramentas de atendimento digital, converse com um dos nossos especialistas, clicando aqui.  

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi