Soluções de atendimento digital para todos os tamanhos de empresas.

8 estratégias eficientes para aumentar as vendas no e-commerce

Para aumentar as vendas no e-commerce, é muito importante investir em estratégias, como criar experiência omnichannel e dar atenção à logística. Esse processo permite obter vantagem competitiva sobre os concorrentes no mercado e gerar ainda mais lucro para a sua empresa.

8 estratégias eficientes para aumentar as vendas no e-commerce

 

O modo como o cliente se relaciona com a empresa que vende um produto mudou ao longo do tempo. O público está cada dia mais exigente em relação ao atendimento. Por isso, é fundamental que todos os negócios busquem novas estratégias para ganhar vantagem competitiva e aumentar as vendas.

No e-commerce, não é diferente. É muito importante investir em um atendimento de excelência ao cliente, criar uma experiência omnichannel (multicanal), fazer com que as redes sociais sejam aliadas do seu negócio e dar atenção à logística na entrega.

Neste post, vamos mostrar 8 estratégias eficientes para aumentar as vendas no e-commerce. Confira!

1. Ofereça um excelente atendimento ao cliente

Como dissemos anteriormente, o cliente está muito mais exigente em relação ao modo como ele é atendido pelas empresas. Isso é ainda mais relevante quando se trata de e-commerce. Por isso, é muito importante investir em um bom atendimento ao cliente, independentemente do canal de comunicação.

Esse serviço pode ser melhorado por meio de treinamentos constantes de funcionários da empresa ou soluções voltadas para o atendimento. O HiBot, por exemplo, é o chatbot da Hi Platform, a maior plataforma de relacionamento e engajamento com o consumidor do Brasil, que utiliza a inteligência artificial para melhorar as relações com os clientes.

2. Tenha um site responsivo e otimizado

Em um mundo cada vez mais digital, é essencial que as empresas tenham um site corporativo que seja claro, tenha um visual bonito e que dê a oportunidade de os clientes tirarem suas dúvidas.

Crie um site em que o consumidor consiga achar as respostas para os seus problemas de maneira rápida e, claro, que se ajuste a qualquer tamanho de tela, podendo ser usado em todos os dispositivos, desde desktops (computadores de mesa) a smartphones.

Além disso, é uma boa opção ter um blog dentro do seu site, com matérias relacionadas aos serviços e temas do segmento do seu negócio. Com o investimento adequado em Marketing de Conteúdo, essa pode ser uma boa estratégia de otimização para atrair mais usuários para a sua empresa e, consequentemente, aumentar as vendas do seu e-commerce.

3. Defina a persona do seu negócio

Ter um negócio de algum segmento, mas não conhecer o público para quem você está vendendo é um dos principais erros no mundo corporativo. É fundamental conhecer o perfil dos seus consumidores e suas necessidades para, em seguida, definir quem é a persona do seu negócio.

Esse termo se refere ao perfil do cliente ideal do seu serviço ou produto. Ao fazer essa definição, é possível criar ações comerciais, de Marketing e de comunicação cada vez mais personalizadas para o seu público-alvo. Isso proporciona uma melhora na satisfação do seu consumidor e, consequentemente, um aumento nas vendas no e-commerce.

4. Dê atenção à logística

A logística é um processo que precisa ter uma organização muito grande em um e-commerce. Um serviço que tenha um péssimo sistema de entrega de produtos pode acabar com o seu negócio e aumentar o número de críticas e reclamações de clientes. Por outro lado, um bom serviço pode fazer com que as suas vendas aumentem.

Nenhum consumidor gosta de comprar um produto na internet e ter que esperar muito para receber. Isso pode ser ainda pior quando a entrega atrasa e o cliente recebe após o prazo estipulado. Com isso em mente, invista em uma boa logística para aumentar as suas vendas no e-commerce e conquistar o público de vez.

5. Pense em estratégias de SEO

Para quem tem um negócio online de qualquer segmento, é fundamental investir em estratégias de SEO (Search Engine Optimization). O SEO nada mais é do que a otimização para mecanismos de busca, ou seja, são as boas práticas para que o seu e-commerce esteja bem posicionado nos resultados orgânicos dos buscadores.

Essas estratégias são essenciais para entregar o conteúdo que o seu público pesquisa e atrair a atenção dos consumidores para os seus serviços ou produtos. É claro que o trabalho de SEO não vai aumentar as vendas da noite para o dia. É preciso trabalhar essas ações específicas para que o resultado apareça aos poucos.

6. Utilize as redes sociais como aliadas

Em um mundo cada dia mais tecnológico, é impensável uma empresa não estar presente nas redes sociais. Milhões de clientes estão prontos para receber informações, propagandas e dados sobre seus serviços e produtos. Com o HiMonitor, ferramenta da Hi Platform, ainda é possível acompanhar e proteger a sua marca nas mídias sociais.

Inclusive, elas são importantes não apenas para a divulgação. Esses canais na internet são grandes aliados na hora de enriquecer o atendimento ao cliente. Grande parte do público da sua empresa busca informações e resolução de problemas por meio das redes.

Ou seja, invista no trabalho de profissionais de social media para atrair a atenção do público e aumentar a sua propaganda nesses espaços.

7. Utilize marketplaces

Um canal de vendas que é considerado uma das grandes tendências para os próximos anos é o marketplace. Essa estratégia consiste em grandes empresas varejistas venderem os produtos de suas e de outras lojas também. Algumas delas, como as Americanas, Walmart e Submarino, já aderiram.

Os marketplaces são muito bons para as grandes varejistas e um excelente negócio para as pequenas empresas. Isso porque seu produto fica exposto em uma loja que recebe milhões de visitantes. Em alguns segmentos, como a moda, é preciso prestar atenção para não entrar em um marketplace e perder posicionamento da sua marca.

8. Crie uma experiência omnichannel

O omnichannel é uma evolução no atendimento ao cliente. Ele é a estratégia da vez entre as tendências de Marketing de relacionamento. É importante que todos os canais estejam presentes de forma integrada, para que o público-alvo não enxergue mais fronteiras entre os meios online e offline.

Essa é uma ótima estratégia para aumentar as vendas no e-commerce, já que o consumidor vai ter muito mais opções de canais de comunicação para se relacionar com a empresa que está oferecendo o produto. Essa relação é importante para que os clientes tenham suas dúvidas e problemas resolvidos de maneira mais rápida.

Aumentar as vendas no e-commerce requer muita organização e planejamento durante todo o processo. A estratégias da Hi Platform proporcionam resultados muito eficientes, enquanto outras demoram, mas são essenciais ao seu negócio em longo prazo — como definir sua persona para um atendimento melhor e mais personalizado, investir nas redes sociais, e em uma experiência omnichannel.

E então? Como andam as vendas no seu e-commerce? Se você já adota e viu na prática os resultados de uma ou mais ações que citamos aqui, ou mesmo se ficou com alguma dúvida sobre a aplicação dessas dicas, deixe aqui seu comentário. Sua contribuição é fundamental para enriquecer nossos conteúdos!

Não perca as novidades da Hi Platform

Assine nossa newsletter para ficar por dentro dos lançamentos da Hi